22/04/2025
Principais causas de hemorroidas
As hemorroidas ou veias hemorroidárias, encontram-se presentes ao redor do canal anorretal de todas as pessoas. Quando dilatadas, estas veias podem provocar desconforto na região anal, prurido, dor, perdas de sangue ou exteriorização (prolapso) das hemorroidas[1,2].
Podem ser diversos os fatores que desencadeiam uma crise hemorroidária, sendo por isso essencial a avaliação por parte de um profissional de saúde.
Causas
As causas das hemorroidas assentam, essencialmente, no aumento da pressão das veias hemorroidárias, que provoca a inflamação e exteriorização (prolapso) das veias hemorroidárias[2].
A pressão nestas veias pode ocorrer devido a diversos fatores, como por exemplo:
- Obstipação;
- Demasiado esforço durante a defecação;
- Demasiado esforço físico exercido na zona pélvica;
- Hormonas (gravidez e parto);
- Obesidade;
- Envelhecimento dos tecidos;
- Hereditariedade;
- Ingestão excessiva de alimentos demasiado picantes;
- Longos períodos com adoção de postura sentada e incorreta.
A obstipação é normalmente motivada pela combinação de alguns hábitos incorretos, dos quais destacamos: uma dieta alimentar pobre em fibras, ingestão de alimentos que provocam irritação do intestino, reduzida ingestão de água e sedentarismo.
Alterações efetuadas nos hábitos alimentares, em particular, a inclusão de fibras e o aumento de ingestão de água, vão auxiliar o bom funcionamento do intestino e prevenir a obstipação[3]. Adicionalmente, a prática regular de exercício físico contribui para a ativação da circulação sanguínea e para a prevenção da inflamação das hemorroidas[4].
Com a introdução de hábitos saudáveis, combatem-se fatores como a obesidade e melhora-se a qualidade de vida, reduzindo a propensão para desenvolver uma crise hemorroidária.
Importância do alívio da pressão nas veias hemorroidárias
Obstipação
A obstipação faz com que seja exercida demasiada pressão nas veias hemorroidárias no momento da defecação e pode desencadear o aparecimento desta doença ou o agravamento dos sintomas[5].
Gravidez e parto
Algumas mulheres podem desenvolver hemorroidas na gravidez ou durante o trabalho de parto, uma vez que é exercida pressão na zona pélvica (na gestação devido ao peso do feto e no parto devido ao esforço feito na expulsão)[6].
Exercício Físico
O exercício físico deve ser adaptado à condição da doença hemorroidária. Sobrecarregar em demasia a zona pélvica pode promover o aparecimento de doença hemorroidária, pelo que é recomendável que a prática de exercício físico seja realizada tendo em conta a prevenção do aparecimento de hemorroidas e o não agravamento dos sintomas[7,8].
Envelhecimento e enfraquecimento dos tecidos
Com o avançar da idade, os tecidos de suporte das veias do reto e do ânus vão ficando mais enfraquecidos, podendo desenvolver-se doença hemorroidária[7].
Através da adoção de hábitos de vida saudável é possível prevenir o aparecimento de hemorroidas, bem como aliviar os sintomas associada à doença hemorroidária.
Referências
2025