29/04/2025

Hemorroidas: Tratamento

As causas mais frequentes da doença hemorroidária são a obstipação, a gravidez ou o parto, a alimentação pobre em fibras, o envelhecimento dos tecidos de suporte, a obesidade ou o sedentarismo[1]. O tipo de tratamento mais indicado para as hemorroidas vai depender do tipo, do grau e do estadio de desenvolvimento das mesmas. O diagnóstico de hemorroidas é realizado através de toque retal e, sempre que necessário, através de exames de Colonoscopia, de Anuscopia, de Retoscopia ou de Sigmoidoscopia[2]. É essencial que se aconselhe junto de um profissional de saúde como o seu médico ou farmacêutico.

 

Tipos de Tratamento

Medidas Higieno-dietéticas

O tratamento natural das veias hemorroidárias consiste, numa primeira instância, na adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação rica em fibras, a restrição de alimentos que provocam irritabilidade no intestino (picantes, bebidas alcoólicas) e a ingestão de bastante água. A inclusão de prática de exercício físico regular poderá fazer parte do tratamento, uma vez que ajuda a reduzir os sintomas[3].

Banhos de assento e medicação de aplicação local

A sintomatologia associada à doença hemorroidária (dor, prurido), pode ser atenuada através de banhos de assento e de medicação combinada com tratamentos tópicos e orais[4].

Tratamento instrumental

O tratamento instrumental aplica-se exclusivamente à terapêutica das hemorroidas internas. O seu objetivo consiste na criação de fibrose cicatricial que fixe a mucosa aos planos profundos e reduza a vascularização[5].

 

Cuidados

Métodos de tratamento instrumental das hemorroidas

 

  • Laqueação Elástica

É o tratamento de primeira linha das hemorroidas internas. Consiste na esclerose localizada e na redução parcial do tecido hemorroidário, através da colocação de um anel elástico no pedículo hemorroidário. O tecido laqueado sofre uma necrose rápida, conduzindo à formação de uma escara que cicatriza em três semanas[5].

 

  • Esclerose Hemorroidária

No tratamento por esclerose é injetado um agente esclerosante na base da veia hemorroidária, provocando a degeneração do tecido da hemorroida[5].

 

  • Mucosectomia

Trata-se de uma cirurgia realizada às hemorroidas de grau III e IV, com a finalidade de reduzir o prolapso das veias hemorroidárias através da extração da mucosa anal[5].

 

  • Fotocoagulação por Infravermelhos

O procedimento de fotocoagulação por infravermelhos trata-se de um método simples, utilizado para coagular o sangue nas veias hemorroidárias internas[5].

 

  • Crioterapia

A crioterapia utiliza a congelação para necrose do tecido hemorroidário. Embora eficaz, devido ao elevado número de complicações a crioterapia isolada é atualmente pouco utilizada[5].

 

Tratamento Tópico Local

O tratamento tópico local é a aplicação de pomadas ou cremes diretamente na zona afetada. Existem várias soluções de tratamento tópico local, com propriedades anestésicas locais, corticoides, barreiras protetoras, entre outros, que exercem um papel fundamental no alívio dos sintomas de desconforto e de dor provocados pelas hemorroidas[4].

 

Tratamento Sistémico

Os venoativos orais são parte importante do tratamento da doença hemorroidária, uma vez que ajudam a combater a inflamação e a reduzir recorrências. Para além de possuírem efeitos anti-inflamatórios, aumentam a tonicidade das veias, reduzem a congestão venosa e facilitam a drenagem linfática. Com efeito, os venoativos orais podem ainda diminuir o risco de hemorragia, de dor persistente e de prurido nos doentes com doença hemorroidária[6,7].

NOTA: No caso de dor ou desconforto na região anal, é sempre recomendável a consulta médica, para que a doença hemorroidária possa ser diagnosticada devidamente e o tratamento possa ser adaptado à condição de saúde do doente.

Referências

1 – Salgueiro, P., Caetano A.C., Oliveira, A.M., Rosa, B., Mascarenhas-Saraiva, M., Ministro, P., Amaro, P., Godinho, R., Coelho, R., Gaio, R., Fernandes, S., Fernandes, V., Castro-Poças, F. (2020) APA citation. Portuguese Society of Gastroenterology Consensus on the Diagnosis and Management of Hemorrhoidal Disease Retrieved from www.karger.com/Article/Abstract/502260

2 – Pietrangelo, A. (2020, oct, 16) APA citation. Hemorrhoidectomy: What It Is, Why It’s Done. Retrieved from https://www.healthline.com/health/hemorrhoidectomy

3 – Fontem, R., Eyvazzadeh, D., (2020, aug, 8) APA citation. Internal Hemorrhoid. Retrieved from www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537182

4 – Kaidar-Person, O., Person, B., Wexner, S. D. (2007, jan, 01) APA citation. Hemorrhoidal Disease: A Comprehensive Review. Retrieved from https://journals.lww.com/journalacs/Citation/2007/01000/Hemorrhoidal_Disease__A_Comprehensive_Review.14.aspx

5 – Deus, J. R., Pereira, D., Silva, C. P., (2010). Doença Hemorroidária. Rev Port Coloproct, 7(1): 28-31. https://www.spcoloprocto.org/uploads/recomendacoes_doenca_hemorroidaria.pdf

6 – Lohsiriwat, V. (2012, may, 7) APA citation. Hemorrhoids: From basic pathophysiology to clinical management. Retrieved from www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3342598

7 - Misra M. Phlebolymphology 2004;45:281-284

2025